Cursos EAD: conheça os cursos que podem ser feitos a distância.

Você vive sonhando em fazer sua graduação, ou a segunda, mas acha improvável arranjar tempo na sua rotina? Sente a necessidade de fazer uma pós, mas ir até a faculdade todos os dias parece uma tarefa impossível de conciliar com o restante dos compromissos?

A resposta para as suas angústias possivelmente é esta, de três letrinhas: EAD. A educação a distância, ou ensino a distância, permite que você invista na sua formação com mais flexibilidade de horários e, até mesmo, de forma mais econômica.

Mas o que significa, exatamente, fazer cursos EAD? Como funcionam as aulas, quais são as especificidades, há prejuízos em relação ao ensino presencial? Quais cursos de graduação, especialmente, podem ser feitos nessa modalidade?

Para descobrir as respostas dessas perguntas, continue lendo este artigo e dê o primeiro passo na caminhada rumo às suas metas profissionais!

O que é EAD e como essa modalidade funciona?

Investir na educação é imperativo em um mercado cada vez mais competitivo. Para se destacar na carreira, é preciso cursar uma boa graduação, apostar em uma pós reconhecida e nunca parar de se atualizar.

Mas muitos enfrentam dificuldades para encaixar as idas ao campus na rotina atribulada. Quem já está inserido no mercado de trabalho sabe que precisa se aprimorar se quiser alavancar a carreira, mas a rotina exaustiva pode ficar ainda mais sobrecarregada com um curso presencial.

Aí entra o EAD: uma modalidade de ensino, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que permite que pessoas façam seus cursos online, com uma dinâmica bem diferente do que ocorre presencial.

A proposta de ensino interativo é bem recebida. De acordo com o Censo da Educação Superior 2016, realizado pelo MEC e pelo Inep, o número de inscritos em cursos de graduação a distância aumentou 20% em relação a 2015, ao passo que o ingresso em cursos presenciais teve um decréscimo de 3,7% no mesmo período.

A partir de uma plataforma de ensino, todo o conteúdo é trabalhado com os alunos, que precisam apenas dispor de um aparelho compatível com o sistema — computador ou tablet com as exigências mínimas de navegação, por exemplo — e força de vontade para se comprometer com os estudos no próprio ritmo.

No ambiente de aprendizagem virtual, são disponibilizados vários recursos para fixar as matérias: vídeos, áudios, textos, jogos interativos, fóruns. Essa é uma das maiores riquezas da metodologia EAD: há a preocupação real em tornar cada aula mais interessante e acessível.

Cada recurso pode abrir uma série de outros, o que faz com que cada pessoa navegue a partir da sua curiosidade e gostos. Não é preciso que várias pessoas estejam ao mesmo tempo em uma sala para que a aula aconteça. Assim, cada estudante faz seu percurso, organizando os horários e a ordem de acompanhamento dos materiais.

Evidentemente, existe um cronograma que compreende tarefas, trabalhos e avaliações, mas elas são feitas, na maior parte das vezes, na dinâmica virtual. Além disso, a comunicação direta entre alunos, professores e tutores faz com que as dúvidas sejam sanadas e o contato entre a turma, que pode ter estudantes de qualquer lugar do Brasil (e até de fora!), seja estreitado.

Ou seja: é possível assistir às aulas no conforto do seu lar e decidir como dividir o tempo para cada módulo, desde que os prazos estabelecidos sejam cumpridos. De maneira mais flexível e interativa, você consegue um diploma de ensino superior com a mesma relevância de um presencial.

Como o EAD ajuda quem precisa estudar e trabalhar?

O ensino a distância contabiliza muitos atrativos em relação ao método presencial. Porém, sem dúvidas, uma das maiores vantagens do EAD é a compatibilidade da metodologia com a rotina de quem precisa conciliar trabalho e estudos. Para esclarecer, vamos nos valer de dois cenários.

Cenário 1

Imagine que, no cenário 1, você trabalha durante todo o dia, em horário comercial, e faz faculdade presencial à noite. Assim, é preciso se deslocar até o campus todos os cinco dias úteis da semana, após uma jornada cansativa no emprego.

Nesse cenário, você gasta uma hora para ir do trabalho até a faculdade, e mais uma hora a fim de voltar para casa depois, tarde da noite, em que os ônibus são escassos e a segurança é delicada mesmo para quem se locomove de carro.

Se em um dia da semana, à noite, você tiver um aniversário para ir, precisar resolver uma emergência ou quiser encontrar a família, perderá um dia de aula. Não há como acessar essa aula depois: se passou, passou, e sua falta já foi computada, o que pode gerar um aprendizado deficiente.

Cenário 2

Agora, pense no cenário 2, em que você trabalha a mesma quantidade de horas por dia, no mesmo emprego, mas faz uma graduação EAD. Ao final do expediente de trabalho, você pode ir para casa, descansar um pouco e ver, de acordo com sua agenda da semana, as videoaulas, fazer os exercícios, ler alguns textos.

Se você tem um trabalho da disciplina para entregar até sexta-feira, pode programar, dentro dessa semana, em quais dias e horários vai se dedicar à tarefa. Se for melhor estudar três dias na semana, você vai conseguir. Se estipulou dois dias semanais de estudos, é só dedicar mais horas nesses dias.

Conclusão

Ou seja: no cenário 2, você não só deixa de perder tempo com o deslocamento e evita a fadiga física e mental que uma sala de aula convencional representa depois de um longo dia de trabalho, mas também não se expõe no trajeto.

Além disso, decide quando e onde assistir as aulas e fazer os exercícios, o que pode ser no intervalo do almoço, um pouquinho cada dia à noite ou em uma rotina mais intensa de estudos durante o final de semana para deixar os dias úteis mais leves.

Não importa como vai escolher se organizar, você tem liberdade e flexibilidade para isso. E o melhor, sem perder a qualidade do ensino. Isso mesmo, não se engane: quem pensa que estudar online é mais fácil não entende que, para fazer sua própria rotina de estudos, é preciso muita disciplina e comprometimento.

É assim que a metodologia EAD ajuda pessoas em busca de uma boa formação a conciliar trabalho e estudos: evitando gastos desnecessários de tempo e empregando esse recurso no que realmente importa.

Na educação a distância, você faz seu caminho de forma personalizada, escolhendo dias e horários mais amigáveis para estudar, e não correndo o risco de perder uma matéria (cobrada em prova mais para frente) porque precisou faltar.

Quer saber os benefícios do ensino a distância?

No tópico anterior, adiantamos para você uma das maiores vantagens da educação a distância: a flexibilidade de horários e a liberdade de não precisar ir ao campus todos os dias da semana. Mas os benefícios do EAD não param por aí. Listamos mais alguns deles, acompanhe:

Barreiras físicas deixam de existir

Desde que você tenha um dispositivo para se conectar ao ambiente virtual de aprendizagem, é possível acompanhar as matérias. Isso significa que viajar não é um impedimento — mais uma vantagem para quem trabalha e precisa se deslocar constantemente por motivos profissionais.

Também significa que você pode assistir sua aula vestindo pijama ou com a roupa mais descontraída que tiver. Além disso, até mesmo seu celular pode virar uma fonte de aprendizado quando estiver a caminho do trabalho, seja de ônibus ou outra forma de transporte.

Não há barreira física: qualquer lugar é lugar de ter aula!

Você constrói seu caminho de estudos

São muitos os recursos disponíveis na sala de aula virtual, e você pode usá-los de acordo com suas preferências. Você entende melhor sobre um assunto quando vê vídeos a respeito, com imagens e exemplos para ilustrar? Ótimo!

Você tem costume de ouvir rádio e funciona muito bem aprendendo com áudios? O ambiente virtual de ensino também conta com podcasts. Não dispensa a boa e velha leitura de um texto? Há uma biblioteca online disponível.

Se gostou mais de um conteúdo, pode se aprofundar nele com os hiperlinks, as indicações de leitura complementar e outros materiais. É você faz seu caminho de estudos.

Em uma sala de aula convencional, essas peculiaridades não são observadas. Professores usam os mesmos recursos para todos, independentemente da afinidade ou do grau de aproveitamento de cada um.

É mais barato do que estudar presencialmente

Esse é um dos atrativos mais potentes do EAD: o valor das mensalidades. Sim, os cursos na modalidade de educação a distância, sejam de graduação ou pós-graduação, são mais baratos do que os presenciais.

Isso não é por conta de uma qualidade inferior, muito pelo contrário. É que, na modalidade EAD, não há gastos por parte da instituição com manutenção de uma estrutura física para as aulas e tudo o que isso implica. Você terá um campus de referência e pode utilizar os benefícios (bibliotecas, laboratórios), mas quando quiser.

Para se ter uma ideia, é possível fazer uma graduação tecnológica em Logística pelo ensino a distância pagando mensalidades de menos de R$ 300, a depender da instituição. O mesmo valor se aplica a uma formação em Marketing, por exemplo. Ou seja: trata-se de um ensino superior de fato acessível e que gera resultados imediatos na carreira.

Mas não apenas as mensalidades são mais econômicas. Outros gastos são eliminados, como o custo de transporte diário para se deslocar entre casa e campus e o lanche, que costuma pesar bastante no bolso universitário.

Até mesmo o clássico dinheiro gasto com xerox é eliminado, porque todo o material está disponível em versão digital. Com um investimento bem mais modesto, você adquire um diploma de ensino superior com a mesma credibilidade que dos cursos presenciais. Interessante, não?

O networking é expandido

Muita gente se preocupa com a perda do contato face a face no ensino superior e em como isso poderia atrapalhar o networking — um dos benefícios de se fazer uma faculdade. Se essa é sua preocupação, pode eliminá-la da lista!

A rede de contatos será formada da mesma maneira, e com um diferencial: seus colegas de turma podem morar em qualquer canto do Brasil ou, até mesmo, fora do país. Assim, suas possibilidades de indicação profissional ficam bem mais ricas.

Além de fóruns entre a turma serem constantes, você pode conversar com outros alunos pelos chats individuais e descobrir afinidades. Há, também, alguns encontros presenciais marcados desde o início do curso, com finalidade de avaliação, em que será possível conhecer pessoalmente quem divide a sala de aula virtual com você.

Habilidades valorizadas no mercado são desenvolvidas

Como já apontamos, quem opta pelos cursos da modalidade EAD precisa de muito comprometimento e disciplina, características valorizadas e desejadas no mercado de trabalho.

Quem se forma em cursos EAD também ganha em produtividade por aprenderem a desenvolver gestão do tempo por conta da dinâmica da metodologia. Assim, possíveis empregadores verão com bons olhos sua capacidade de gerir bem esse recurso.

A proatividade e a motivação, aplaudidas no mundo corporativo, também são desenvolvidas nos cursos EAD. Você pode se tornar um profissional mais bem cotado pelo mercado do que aquela pessoa formada na modalidade presencial.

Gostaria de fazer um curso EAD?

Agora que você conseguiu eliminar várias dúvidas do EAD, deve estar considerando um investimento na metodologia de educação a distância, certo? Ótimo! Como você já percebeu, essa é uma decisão inteligente e estratégica.

Antes de listarmos alguns dos cursos que você pode fazer nessa modalidade, vamos dar dicas rápidas sobre os cuidados que devem ser tomados ao optar por esse estilo de ensino. Veja:

Não deixe tudo para a última hora

Com a liberdade e a flexibilidade de horários que o EAD proporciona, algumas pessoas relaxam demais com os prazos e acabam deixando tudo para a última hora, perdendo em qualidade do ensino.

Optando pelo EAD, crie uma rotina de estudos sistemática, marcada na agenda. A educação a distância é flexível, mas não deve ser deixada em último plano na rotina. Assim, você vai criar o hábito de estudar com mais facilidade e seu aproveitamento nunca deixará a desejar.

Aprimore sua capacidade de concentração

Distrações são recorrentes e, para estudar com qualidade pelo método EAD, é preciso ter concentração. A parte boa é que essa é uma habilidade que você deve dominar de qualquer forma, mais cedo ou mais tarde.

Afaste tudo que pode distrair você (celular, televisão) e vá, gradualmente, aumentando o tempo exclusivo de estudos, sem interrupções. Assim, você vai, também aos poucos, aumentando sua capacidade de se concentrar em uma atividade.

Mantenha uma rotina paralela de revisão

Você vai ter um percurso de aprendizagem mais proveitoso se criar o hábito de revisar os conteúdos trabalhados. Faça disso uma rotina: é simples, basta uma leitura mais geral ou uma sistematização dos pontos importantes.

Se você dedica pequenos intervalos para a revisão todos os dias (20 minutos, por exemplo), evita gastar horas a fio perseguindo uma matéria um pouco antes da avaliação, o que só gera estresse e frustração.

Crie um ambiente propício para os estudos

Por mais que você possa estudar de qualquer lugar, uma vez que a sala de aula é virtual, opte por locais mais tranquilos, que facilitem naturalmente a concentração.

Certifique-se de que a iluminação do ambiente é adequada, que o espaço é silencioso e que você está ergonomicamente confortável. Acredite: incômodos físicos interferem muito no seu desempenho.

Quais são os principais cursos que podem ser feitos?

A essa altura você já está cogitando investir em um dos cursos EAD, mas não sabe ao certo qual? Agora, vamos listar 11 dos principais cursos de graduação pela modalidade a distância para que você escolha o que melhor atende às suas necessidades.

1. Administração

Uma boa opção é o bacharelado em Administração, com 8 semestres de duração, uma graduação EAD que permite bastante mobilidade de atuação para quem quer ser gestor ou empreendedor. O administrador graduado é capaz de atuar em todos os setores da economia e em empresas dos mais diversos portes, podendo trabalhar com gestão financeira, planejamento estratégico, entre outras funções.

2. Gestão de Recursos Humanos

Desenvolver pessoas é um dos maiores desafios de uma empresa, e é isso que um profissional de RH faz. Uma graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos dura 4 semestres e tem grande empregabilidade. Não se preocupe: escolhendo essa área de estudo, você estará apto a fazer uma pós-graduação depois para se aprimorar.

3. Logística

Essa é uma das áreas consideradas mais promissoras do mercado, absorvendo bem profissionais formados e com boa remuneração. Se você tem interesse em trabalhar com logística de materiais ou de transportes, pode investir em uma graduação tecnológica em Logística, que dura 4 semestres.

4. Gestão Ambiental

Seu interesse é auxiliar empresas a destinar resíduos corretamente e gerar menos impacto no meio ambiente? Que tal uma graduação tecnológica em Gestão Ambiental? Em 4 semestres, você vai adquirir conhecimentos sobre gestão da biodiversidade, recursos energéticos e energia limpa — tudo isso na frente do computador.

5. Gestão Comercial

Mais uma graduação tecnológica na lista que vale o investimento, o curso em Gestão Comercial forma profissionais que podem atuar em várias funções, como gestor comercial, de marcas, de produtos e de serviços. Ele tem duração de 4 semestres e torna você apto a grandes negociações, com conhecimentos sobre Direito Empresarial e Marketing Digital, Social e Ambiental, por exemplo. Pode investir sem medo, a empregabilidade é excelente.

6. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Quer uma graduação menos voltada para negócios e mais alinhada com a tecnologia? Uma das opções é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que também forma tecnólogos. A duração é de 5 semestres e você vai ouvir falar muito em programação, redes, web e engenharia de software.

7. Pedagogia

Ensinar parece ser seu dom, em todas as fases do desenvolvimento humano? Ao contrário do que algumas pessoas pensam, é possível fazer licenciatura em Pedagogia pelo ensino a distância. O curso dura 8 semestres e tem grade curricular bem rica, abrangendo matérias como Educação Inclusiva e Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. É uma formação de primeira e chancela para dar aulas.

8. História

Tem paixão por História e gostaria de dar aulas sobre o assunto na educação de base? Você pode estudar com todos os benefícios que o EAD oferece para conquistar sua licenciatura, em um curso com 8 semestres de duração. Já pensou que interessante o material das disciplinas de Antropologia e Cultura Brasileira e História da América Contemporânea?

9. Gestão Hospitalar

Seu interesse é o setor da saúde? A graduação tecnológica em Gestão Hospitalar, com duração de 6 semestres, é uma excelente opção. A área também está entre a lista das profissões do futuro, uma vez que complexos hospitalares, clínicas e outros negócios do ramo estão precisando de profissionais mais estratégicos em suas equipes. Na grade curricular, estão matérias como Gestão Estratégica de Pessoas, Bioética e Auditoria Hospitalar.

10. Gastronomia

Seus olhos ficam brilhando toda vez que você assiste a programas de culinária na TV? A graduação tecnológica EAD em Gastronomia permite aprender todas as técnicas dos chefs famosos — cozinha técnica de frutos do mar, carnes e aves, panificação, cozinha europeia etc.— sem precisar sair de casa e por preços bem mais em conta que os vistos em escolas especializadas com aulas presenciais. São, ao todo, 4 semestres.

11. Eventos

Sempre recebe elogios pelos eventos que organiza? Já pensou em fazer desse hobby uma profissão? Por conta da metodologia EAD, é possível e viável. A graduação tecnológica em Eventos tem 4 semestres e ensina a planejar, desenvolver e organizar eventos, assim como projetos socioculturais ou de lazer ligados a artes, ciências ou esportes. Além disso, o profissional formado nesse curso pode atuar junto aos órgãos governamentais em eventos de grande porte.

E então, viu quantas vantagens os cursos EAD comportam e quantas áreas diferentes cobrem? É possível fazer sua graduação a distância em diferentes segmentos, como Educação, Negócios, Saúde e Tecnologia.

Tudo isso sem perder a qualidade do ensino, o que é o mais importante. Afinal, o diploma é ótimo, mas o que mais vale na graduação é o que é aprendido no caminho. E, garantimos: a educação a distância tem muito a ensinar para você.

Gostou deste artigo e quer ficar por dentro de todas as novidades sobre cursos EAD? Então, assine a nossa newsletter!

Fonte: Blog EAD Laureate – Onde For

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *