Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu - Saúde

Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu - Saúde

IEVAP - Instituto Educacional do Vale do Paraíba conveniado com a FALC - Faculdade da Aldeia de Carapicuíba


O Curso se faz necessário, pois, vários estudos demonstram que muitos enfermeiros atuantes tornam-se professores sem devida preparação para a prática docente. E, com o intuito de contribuir para alterar tal situação, este curso, de base multidisciplinar, objetiva capacitar profissionais para a Docência de nível Médio, Técnico e Superior na área de Enfermagem, onde tem por finalidade a análise crítica da prática pedagógica, a compreensão e a aplicação de estratégias pedagógicas que conduzam à aprendizagem significativa, isso tendo por base às exigências do Conselho Estadual de Educação (CEE/SP) Indicação nº 64/2007 e do Parecer do Conselho Nacional da Educação (CNE nº 2 de 26 de junho de 1997).

 

Após a revolução industrial e a nova relação do homem com o meio de produção, salientou-se a necessidade do desenvolvimento de ciências que pudessem atuar sobre as relações do homem com o seu ambiente de trabalho. E mais do que isso, que essa atuação acompanhasse a evolução do próprio meio de trabalho. Aliada a isso, a opinião pública, alavancada pela altíssima taxa de morbi-mortalidade registrada nos proletários e seus familiares egressos dos “tempos modernos”, levou à confecção de leis mais severas, com objetivo de garantir que o ambiente de trabalho seja seguro, saudável, ecologicamente correto, além de producente. Como corolário, a tríade indissolúvel segurança-saúde-meio ambiente.


 
A atividade de auditoria em serviços de saúde visa garantir a qualidade da assistência médica, odontológica e de enfermagem com ênfase nas atividades técnicas, éticas e administrativas. O setor de saúde tem assumido papel importante nos últimos anos, o que ressaltou a necessidade de uma administração e controle exercidos de forma competente e profissional e do aprimoramento dos modelos de gestão, buscando empregar os recursos de forma mais eficiente e eficaz. Soma-se a isso a competitividade e a crise no Estado e outros fatores que influenciam a sobrevivência das organizações hospitalares e dos sistemas de saúde no mercado.